Durante vários dias, integrado no Plano Nacional de Leitura, a nossa turma leu a obra O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen, que conta as aventuras de um cavaleiro que decide deixar a sua casa na Dinamarca e passar a noite de Natal na Terra Santa, na gruta onde Jesus nascera.
O cavaleiro, depois de, na Primavera, se despedir da família, segue para Belém, na Palestina. Mais tarde, no porto de Jafa, conhece um mercador de Veneza que lhe conta a história da bela Vanina e o convence a ir até Itália.
Após visitar aquele país, atravessa os Alpes, os vales e as montanhas de França e chega à Flandres, onde um negociante flamengo lhe conta as viagens com as caravelas portuguesas.
Por fim, dirige-se a casa, mas sente-se perdido na sua floresta. No entanto, grandes raios de luz brilham entre as árvores e o cavaleiro descobre, com espanto, que “ao lado da casa, o grande abeto escuro, a maior árvore da floresta, estava coberta de luzes. Porque os anjos do Natal a tinham enfeitado com dezenas de pequeninas estrelas para guiar o Cavaleiro.”
“Esta história, levada de boca em boca, correu os países do Norte. E é por isso que na noite de Natal se iluminam os pinheiros.”
Novo Blogue
Há 12 anos
1 comentário:
Que lindos os desenhos que ilustram esta bela história ;)!
Enviar um comentário