sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Visita ao berço da Nação

No dia 13 de Novembro, a nossa turma dos Trakinas, mais duas turmas do 4º ano, fomos a Guimarães em visita de estudo.
Saímos da Escola por volta das 14:30h, no autocarro da Câmara de Vila Nova de Famalicão, e chegámos à cidade-berço pelas 15:00h. Conhecemos o Paço dos Duques e, apesar do claustro se encontrar em obras, tivemos a oportunidade de visitar o salão dos Passos Perdidos, a Sala de Armas, o Salão de Banquetes, a capela onde Dona Constança gostava de rezar, o Salão Nobre e a sala de Dona Catarina de Bragança. Nestes espaços, tivemos a possibilidade de observar diversas peças de arte, faianças, tapeçarias flamengas, porcelanas da "Companhia das Índias", e mobiliário diverso.
A seguir visitámos o Castelo de Guimarães, que foi residência do Conde D. Henrique e de Dona Teresa, nascendo aí o nosso primeiro Rei, D. Afonso Henriques. Perto do castelo deu-se, em 1128, uma batalha entre as tropas de D. Afonso Henriques e as tropas de sua mãe, D. Teresa, ficando conhecida por Batalha de S. Mamede e que foi muito importante para a independência do condado Portucalense, como aprendemos na aula de Estudo do Meio.
Por fim, fomos observar a Igreja românica de S. Miguel, onde o nosso primeiro Rei foi baptizado, conforme diz a tradição.
Junto da estátua de D. Afonso Henriques lanchámos e tirámos fotografias para mais tarde recordar.
Regressámos à Escola, por volta das 17:00h, felizes por ter visto espaços e monumentos relacionados com a História da fundação de Portugal.

2 comentários:

Júlio Sá disse...

Só hoje tomei conhecimento da existência do vosso blog. Consultei-o logo e gostei muito do que vi e do que li. Parabéns, não só pelo blog, mas essencialmente pela dinâmica da turma. Nota-se muita paixão e muito entusiasmo. Continuem sem+re assim apaixonados pelo acto de aprender e de ensinar. Renovo os meus parabéns e um beijinho a todos.

Júlio Sá

Anónimo disse...

eu sou a maria luís adoro a nossa turma, vai estar sempre no meu coraçãõ,encluindo a nossa professora .aprendi muita coisa com esta visita de estudo.^^xD