quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Era uma vez uma bruxinha


Era uma vez uma bruxinha que vivia num livro, numa história de reis e rainhas. O rei chamava-se Afonso e a rainha Maria. Havia, também, um dragão, chamado Asinhas. E, naturalmente, uma bruxinha chamada Vassourinha, pois andava sempre com a vassoura atrás.
A bruxinha Vassourinha tinha a pele clara, olhos negros e brilhantes. Usava vestidos pretos, forrados com seda cor-de-laranja, uma pequena capa da mesma cor e macia e, claro, a sua vassoura preferida. Era um pouco gulosa e traquina, mas não fazia mal a uma mosca.
O Asinhas tinha asas, era verde, e tinha uma cauda forte e rija. Apesar de ter asas pequenas, conseguia voar bem alto e lançava chamas grandes e quentinhas.
O rei Afonso e sua esposa usavam trajes de boa qualidade. Maria, a rainha, tinha uma tiara de ouro com cristais e diamantes.

Numa noite de Inverno, o avô António e os seus netos, a Joana e o João, estavam a ler esse livro, onde morava a bruxinha Vassourinha. A meio da história, o avô, o João e a Joana adormeceram. E a bruxinha protestou:
– Estou farta de que todos os meninos não gostem de mim!
– Não fiques triste, Vassourinha! – disse o Asinhas, tentando consolá-la.
Passado um pouco, os quatro exclamaram:
– Estamos fartos de viver nesta história!
– E se fugíssemos? – sugeriu a Vassourinha.
Dialogaram durante algum tempo e concordaram com a proposta.
Saltaram do livro e fugiram. Passaram dias e dias... e começaram a ter saudades da sua história. Certo dia, regressaram e saltaram para dentro do seu livro. Fizeram uma festa e aceitaram voltar ao seu papel.
Esta é história do livro onde morava a bruxinha Vassourinha.

Joana Falcão Guimarães

EB1 Conde S. Cosme, 4º Ano, Turma 13

5 comentários:

Anónimo disse...

Hey, I love your photos..they are really nice...

Pedro Costa disse...

Joana,
gostei muito do teu (re?)conto. Está muito bem escrito, cuidado e cheio de pormenores. É assim que deve ser.
Fiquei na dúvida, quis-me parecer que a história, até pelo que dizes no final, não é tua. A ser assim sugiro-te que indique os dados do livro a partir do qual redigiste a tua história - título, autor, editora.

Pedro Costa

Anónimo disse...

Em resposta ao Pedro, quero dizer que esta história foi inventada e escrita na aula de Língua Portuguesa. Por isso, não posso indicar dados de nenhum livro, pois não conheço nenhum livro com esta história.
Quanto à última frase "Esta é história do livro onde morava a bruxinha Vassourinha" aconteceu por no princípio ter dito que a bruxinha vivia no livro.
De qualquer modo, obrigada pelo elogio.

Beijinhos

Joana

Pedro Costa disse...

Joana,
neste caso devo pelo menos redobrar os meus parabéns pois fiquei mesmo a pensar que não seria este o caso.

Um grande beijinho*

Pedro Costa

Anónimo disse...

Joana, gostei muito da tua história. Esta muito bonita e cheia de imaginação. CONTINUA ASSIM!!! beijinhos ju Falcão