quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Uma aventura no caderno

Num dia de sol, risonho e alegre, o Rui acordou cheio de vontade de ir para a escola. Quando chegou, a professora mandou-o fazer uma composição.
A história acontece apenas numa folha branca, com linhas azuis na horizontal, onde se sentavam as letras, e na vertical linhas vermelhas, onde se agarravam as letras para não saírem do caderno.
As personagens principais são o "a", o "e", o "i", o "o" e o "u". O "a" saltava de linha em linha e brincava na linha vermelha quando era bebé.
O "a", que é muito atrevido, disse logo:
- "I" é a tua vez. Mas não vais ser melhor do que eu.
- Olá! eu sou o "i", sou muito inteligente apesar de ter uma cabeça tão pequenina. "E", agora és tu.
O "e", apesar de muito envergonhado, disse:
- Olá! eu sou o "e" e gosto de balançar nas linhas azuis. Também gosto quando o Rui me escreve direitinho e perfeitinho. "U", é a tua vez.
- Pelo menos agora não sou o último. Eu gosto de balançar e saltar com a minha forma arredondada. Viver no caderno do Rui é uma aventura. E tu, "o"?
- Eu sou o "o" e tenho a forma de um olho. Vejo bem mas tenho alguma dificuldade em equilibrar-me devido à minha forma redonda.
Todos juntos exclamaram:
- É uma aventura viver no caderno do Rui!A composição foi o máximo e ele próprio disse que era uma aventura escrever lá.
Joana

2 comentários:

Anónimo disse...

Joana tens uma boa imaginação.
Achei a tua composição o maximo estava muito original.
Quando cresceres vais dar uma boa escritora. Como não quero ser chata vou-me despedir.Beijinhos da tua amiga Marta.

Anónimo disse...

Que linda historia.
Esta muito bonita!